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Branding e Rebranding: saiba tudo sobre essas duas estratégias

Muito se fala sobre Branding e Rebranding, mas, você sabe o que essas duas palavras significam para o seu negócio? Duas estratégias um pouco distintas, mas, com um mesmo propósito: conquistar a mente e o coração dos consumidores!

1. O que é Branding?

Branding é o conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores da marca, com objetivo de  despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes, que serão cruciais para que o cliente escolha a sua marca no momento de decisão de compra do produto ou serviço.

O Branding dá vida ao seu negócio. Desde a criação do logotipo, escolha de fonte, cor e design que será usado, discurso, tom de voz, valores da empresa e até as pessoas que irão representar, tudo esse conjunto ajuda a construir a personalidade de uma marca na mente do consumidor através de percepções e sensações.

2. O que é Rebranding?

Já o Rebranding é o reajuste do Branding. Ou seja, quando a cultura da marca precisa passar por alguma mudança ou reajuste significativo, seja na identidade visual da marca (atualizações mais modernas) ou em outros aspectos que compõem o negócio. Não necessariamente a empresa deverá mudar tudo que até hoje existiu, porém, algumas empresas acabam fazendo grandes reajustes para reafirmar a marca no mercado.

Agora que você já conhece o que é Branding e Rebranding, já deve ter lembrado de grandes marcas que precisaram se atualizar, ou melhor dizendo, fazer Rebranding em seus negócios, como por exemplo:

  • TV Globo: unificou suas plataformas e atualizou sua identidade visual, trazendo um ar mais moderno, criativo e humanizado.
  • NuBank: como forma de se conectar melhor com seu público, a voz da empresa se tornou mais humanizada e sua interface gráfica também mudou. Segundo a própria empresa, as curvas que formam o “nu” ficaram menos quadradas para trazer a ideia do lado humano, sendo um logotipo mais fluído.
  • Fisher-Price: trazendo modernidade e divertimento sem sair do tradicional já conhecido por seu público, a Fisher-Price fez pequenos ajustes em sua identidade visual deixando as cores mais vivas.
  • Adobe Creative Cloud: totalmente tecnológico, a identidade visual conta com gradiente de cores e com o símbolo da empresa em branco, com suas formas arredondadas.

Apesar de comumente feito, o Rebranding conta com diversas polêmicas atreladas ao seu nome, pois, como já informamos aqui neste artigo, algumas empresas acabam mudando toda sua essência e se desconectam com os clientes mais tradicionais da marca. Porém, os reajustes podem levar a outros clientes se conectarem, então, se você pensa em fazer um Rebranding da sua marca, é necessário pesar todos os prós e os contras.

 

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