O Festival Internacional de Criatividade de Cannes, conhecido como Cannes Lions, reúne líderes de todos os cantos da comunidade de marketing criativo para uma semana de networking, aprendizado e criatividade de classe mundial. É o principal evento global que reconhece ações de comunicação comercial desenvolvidas para marcas. Uma ótima oportunidade para a promoção da primeira edição do Brand Blueprint Awards, inaugural da Kantar, que aconteceu em 17 de julho, durante o festival.
A Kantar reuniu “13 líderes seniores de marketing de algumas das marcas mais bem-sucedidas do mundo para celebrar os melhores exemplos de inovação e excelência nas três alavancas de crescimento do Blueprint, julgados com base em medidas objetivas e quantificáveis extraídas de bilhões de pontos de dados atitudinais e comportamentais”. O Blueprint for Brand Growth é um Plano de Crescimento de Marca para ajudar as empresas a construir marcas lucrativas, fortes e sustentáveis.
Confira os vencedores do Brand Blueprint Awards:
- Marca Mais Significativamente Diferente de 2024: IKEA
- Marca com Crescimento Mais Rápido Impulsionado por sua Diferença Significativa: Corona
- Anúncio Mais Criativo e Eficaz em Digital/Social: Kahlúa (campanha “Gasp”)
- Anúncio Mais Criativo e Eficaz em TV: Heineken (campanha “H150 Whateverken”)
- Anunciante Mais Consistentemente Eficaz: Mondelez
- Anúncio Mais Progressista: TENA (campanha “TENA Men Legend”)
- Melhor Plataforma Digital de Anúncios: Amazon
- Experiência Significativamente Diferente: Air France
- Melhor Marca para Conversão de Compradores (alimentos e bebidas): Oreo
- Melhor Marca para Conversão de Compradores (beleza & cuidados domésticos): Sunsilk
- Crescimento Mais Consistente de Compradores (alimentos e bebidas): Doritos
- Crescimento Mais Consistente de Compradores (beleza & cuidados domésticos): Closeup
- Inovação Mais Significativamente Diferente: Diageo
Você pode não gostar da IKEA – loja de móveis de home decor, mas não pode dizer que ela não faz um marketing eficiente. A marca foi escolhida como Marca Mais Significativamente Diferente de 2024 por conseguir repercutir de forma consistente características como ter qualidade e ser mais acessível para os consumidores – uma mensagem vital à medida que muitos deles enfrentam uma crise de custo de vida.
Como se tornar uma marca significativamente diferenciada para mais pessoas?
No mundo moderno, os consumidores estão mais atentos as marcas que gostariam de consumir. O novo comportamento dos consumidores em relação ao consumo de marcas está mais atrelado as causas sociais, sustentabilidade e o que realmente importa. A pesquisa “Global Consumer Pulse” da Accenture Strategy, mostrou que 83% dos consumidores brasileiros preferem comprar de empresas que defendem propósitos alinhados aos seus valores de vida.
Com base em 6,5 bilhões de dados da última década relacionados às atitudes dos consumidores, descobrimos que as marcas significativamente diferenciadas para mais pessoas vendem mais, em comparação às empresas com poucas diferenças significativas.
Para entender essa diferenciação é necessário que a marca apresente três aceleradores: predispor mais pessoas, estar mais presente e encontrar novos espaços! A combinação deles dá vida à estrutura do Blueprint for Brand Growth. Entenda cada um deles:
1. Predispor mais pessoas: Criatividade, publicidade e experiência do usuário criam uma diferença significativa, bem como disponibilidade mental para uma marca.
2. Estar mais presente: Otimizar distribuição, jornada do cliente, variedade, embalagem, preços e promoções conquista sete vezes mais compradores em comparação a quem permanece presente em apenas metade das ocasiões de compra.
3. Encontrar novos espaços: A inovação focada na identificação de espaços incrementais (motivações, ocasiões, categorias tangenciais e serviços) duplica as chances de crescimento de uma marca.
Os prêmios entregues pela 1ª edição do Brand Blueprint Awards celebram as marcas que lideram e guiam a indústria, mostrando o papel do marketing como um poderoso impulsionador do crescimento e de que forma uma compreensão profunda do comportamento do consumidor pode levar a resultados excepcionais.