Utilizar estratégias de marketing digital no e-commerce para atrair novos clientes e fidelizar os antigos é uma ótima opção para quem quer maximizar as vendas! Isso acontece, pois, ao utilizar ações que promovem sua empresa, produtos ou serviço, outras pessoas passam a conhecer sua marca e consumi-la.
Seja nas redes sociais ou com e-mails, é possível chegar a mais e mais pessoas diariamente, 24 horas por dia, sete dias por semana, assim como atua o e-commerce.
Com as estratégias certas, você torna seu e-commerce mais conhecido e eleva as chances de vender mais em várias datas importantes, como: Páscoa, Dia das Mães/Pães, Dia das Crianças, Black Friday, Natal…
E, por falar na sexta-feira de descontos mais esperada pelos brasileiros, a de 2023 acontecerá no dia 24 de novembro. Mesmo estando perto, é possível colocar em prática 05 estratégias que ajudarão a destacar seu negócio e chamar atenção de mais consumidores.
Leia este artigo para conferir agora mesmo quais são essas abordagens!
05 Estratégias para Maximizar o Faturamento na Black Friday
O marketing digital está em todo lugar e hoje, todo mundo precisa dele se quiser para maximizar o faturamento e expandir seu negócio, para que mais pessoas conheçam. Com isso em mente, saiba que existem 05 estratégias incríveis que podem maximizar o faturamento do seu e-commerce nessa Black Friday:
- Segmentar seu público-alvo;
- Produzir bons conteúdos;
- Investir em e-mail marketing e postagens patrocinadas;
- Garantir que seu site seja responsivo (mobile firendly);
- Otimizar sua loja para os motores de busca da internet (SEO).
1. Segmentar seu público-alvo
Já falamos várias vezes aqui sobre a importância de saber quem é o público-alvo do seu negócio, mas, o que ainda não falamos é da segmentação do público-alvo, que consiste em separar seus consumidores por grupos que têm interesses, necessidades ou expectativas em comum. Essa divisão é de extrema importância, pois, garante a produção de conteúdo de valor direcionado para cada grupo, podendo aumentar as chances de venda.
Por exemplo, se você tem uma loja online de produtos diversificados (produtos eletrônicos, cama/mesa/banho, brinquedos, papelaria), sabe que seu público é muito diverso: donas/donos de casa, responsáveis procurando o brinquedo ideal para filho(a), professoras em busca de artigos de papelaria, gamers procurando fones de ouvido e muitos outros. Concorda que a abordagem a esses clientes precisa ser distinta? Afinal, não adianta nada ofertar um fone de ouvido de última geração para uma dona de casa que está procurando uma vassoura nova.
Assim, a primeira estratégia a ser colocada em prática é identificar todos os públicos que seu negócio atende, verificar seus interesses em comum e canais digitais que mais utilizam.
2. Produzir bons conteúdos
Não dá para falar de marketing para e-commerce sem falar de produção de conteúdo. Os conteúdos devem servir para atrair o cliente, sendo desenvolvidos de acordo com a etapa da jornada de compra em que o consumidor está (topo, meio ou fundo de funil), a fim de esclarecer suas dúvidas, educá-lo e expandir seu conhecimento. O objetivo é leva-lo a uma decisão de compra favorável para seu negócio.
Os conteúdos devem ser constantes e precisam ser de valor, para que o público realmente se sinta importante e queira se conectar com sua marca. Você pode criar conteúdos para o blog do e-commerce, postagens nas redes sociais, ebooks ensinando como utilizar o produto ou explicando os benefícios de um serviço, infográficos, são infinitas possibilidades.
Além de elevar o poder de atração do seu comércio online, a produção de conteúdo de valor pode: aumentar a visibilidade do e-commerce na web, mostrar como a empresa é autoridade no nicho de atuação e tornar os consumidores divulgadores naturais da marca.
3. Investir em e-mail marketing e posts patrocinados
É preciso investir! Seja em posts patrocinados ou e-mails marketing, você precisará investir para aumentar seu faturamento. Mas, como fazer isso?
Use as redes sociais ao seu favor. Hoje, todo mundo está no Instagram, Facebook e LinkedIn. Essas plataformas possibilitam que suas publicações sejam promovidas, ou seja, apareçam para mais pessoas, indo muito além dos seguidores que já estão nas suas páginas.
Mesmo sendo um serviço pago, você pode personalizar todo custo e com as estratégias certas, não será um mau investimento.
Já o e-mail marketing tem a vantagem de abranger diversas estratégias de marketing digital para e-commerce em uma mesma ferramenta, como: avisar sobre a postagem de novos conteúdos, divulgar promoções e enviar cupons de descontos exclusivos.
Porém, é preciso se atentar a um detalhe: envie o e-mail marketing apenas para quem disponibilizou seu endereço de forma voluntária, ou seja, no breve cadastro de materiais gratuitos como ebook ou infográficos.
Dessa maneira, você não soa invasivo ou compromete a sua marca e ainda mantem o envio de e-mails apenas para quem deu o primeiro passo para iniciar um relacionamento com seu negócio.
4. Garantir que seu site seja responsivo (mobile friendly)
Seu site é responsivo? Se a resposta for não, você pode estar perdendo clientes por isso! Um site responsivo é aquele que se adequa a qualquer dispositivo seja ele desktop, mobile, TV ou tablet.
Um estudo elaborado pela Cybersource, publicado em uma reportagem do site Terra, revelou que “52% dos brasileiros fazem compras pelo smartphone”. Considerando esse alto percentual, não ter um site responsivo e de fácil entendimento significa perder vendas, espaço de mercado e faturamento.
Por conta do fortalecimento dessa tendência de utilização de smartphones ao longo do processo de compra, mais e mais empresários têm buscado construir seus e-commerces em plataformas de venda mobile friendly, que são sites compatíveis com variados dispositivos móveis.
Então, se seu site não está responsivo, ainda dá tempo de deixa-lo incrível e gerar novas oportunidades de negócio nessa Black Friday.
05. Otimizar sua loja para os motores de busca da internet (SEO)
Certamente você já iniciou uma jornada de compra buscando pelo Google, certo? Muito provavelmente que você escolherá algum dos primeiros 10 sites que aparecerem para realizar a sua compra e nem chegará a ver a segunda página de pesquisa do Google.
Considere que seus potenciais clientes fazem a mesma coisa. Se seu site não estiver aparecendo entre as primeiras sugestões para ganhar a atenção deles, com certeza seu negócio passará despercebido.
Uma pesquisa feita pela Gente/Globo mostrou que 27% dos entrevistados afirmaram que costumavam usar sites de busca para pesquisar os itens que desejam comprar na Black Friday.
Mas, como melhorar o ranqueamento do seu site no Google e em outras páginas de pesquisa web?
Para melhorar o ranqueamento é necessário utilizar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization/Otimização para Mecanismos de Busca) que ajudam a posicionar melhor os sites e blogs.
Com isso, as páginas ganham destaque e relevância na web, gerando a possibilidade de serem vistas pelo público como autoridade no ramo de atuação logo na primeira página do site de pesquisa.
Apesar da Black Friday de 2022 ter sido impactada negativamente por conta da Copa do Mundo, o que se espera da Black Friday desse ano é do aumento no volume de vendas e de faturamento.
Por isso, se ainda está em dúvida de como adotar as estratégias citadas neste artigo e quer melhorar ainda mais seu e-commerce, entre em contato com nossos especialistas.