Não podemos falar de Tesla sem falar de Elon Musk, certo? Com sua liderança visionária, a marca se tornou sinônimo de inovação, qualidade e um futuro mais sustentável. Quer entender como a Tesla construiu um branding tão poderoso que transcende a indústria automobilística? Então continue lendo este artigo.
Criada por Martin Eberhard e Marc Tarpenning em 2003, na Califórnia, a Tesla é uma montadora cujo o primeiro modelo foi lançado apenas em 2008. Desde o início, até hoje, a empresa se preocupa em produzir somente carros que utilizam energia elétrica como fonte de propulsão.
Um marco importante na história da marca foi a entrada de Elon Musk, em 2014, eleito pela Forbes “a pessoa mais rica que jamais caminhou no planeta”, com um património líquido de 255 bilhões de dólares.
Engana-se quem pensa que a Tesla fabrica apenas carros elétricos. Eles vão além disso, desde painéis solares até carros em escala, xícaras, garrafas térmicas, guarda-chuvas, garrafas de vidro para servir tequila e roupas para mulheres, homens e crianças.
Com a liderança de Elon Musk a marca Tesla, transformou sua visão em futurista, acelerando a transição para a energia sustentável e como isso molda a percepção da marca.
Não é atoa que, em 2021, a fabricante tornou-se a sexta empresa avaliada em 1 bilhão de dólares na história dos Estados Unidos, sendo a segunda (atrás apenas do Facebook), que atingiu a meta com mais rapidez, atingindo a marca em pouco mais de 12 anos (3 anos a mais que a rede social).
Com design minimalista, destacados por sua simplicidade e elegância, atraindo consumidores que valorizam tanto a forma quanto a função e a capacidade de dar saltos tecnológicos, como a condução autônoma e baterias de longa duração, a marca sempre reforça a imagem de inovação contínua.
Os cliente se tornam cada vez mais fiéis a marca, uma vez que possuem uma experiência de compra única, participando ativamente da sua narrativa.
Pensando sempre a frente, o poder do branding da Tesla reside na sua capacidade de se posicionar como uma marca inovadora, sustentável e operacional. A combinação de uma visão clara, produtos de alta qualidade e uma experiência única para o cliente criou uma marca que não só vende carros, mas também inspira uma nova geração de consumidores. Ao continuar a expandir sua oferta e desafiar o status quo, a Tesla mostra que seu branding é tão forte quanto a tecnologia que desenvolve.