Não ter planejamento estratégico é um dos maiores erros de gestão que uma empresa pode ter. E, quando falamos de empresas que utilizam meios digitais para se conectarem ainda mais com seu público, esse erro pode ser fatal, uma vez que, não ter um planejamento estratégico influencia diretamente no seu engajamento.
Desenvolver a visão de futuro do negócio é fundamental. Através de ações eficientes, a empresa poderá alcançar metas para ser sólida e presente no mercado. Pensando nisso, o planejamento estratégico é essencial, pois, através dele uma poderá ser identificado novas oportunidades de crescimento e traçar caminhos mais adequados rumo ao sucesso.
Se esse tema é novo para você, não se preocupe! Nós preparamos esse guia que te ajudará a conhecer mais sobre o planejamento estratégico e seus benefícios.
1. O que é Planejamento Estratégico?
Como o nome já diz, o planejamento estratégico é um documento com ações para atingir os objetivos a longo.
Esse documento de gestão é imprescindível, pois, determina onde a empresa está e onde ela quer chegar, visando as ações que deverão ser colocadas em prática para obter resultados e consolidar a marca no mercado.
2. Planejamento Estratégico de Marketing
Quando falamos de planejamento estratégico marketing, ou planejamento de conteúdo para redes sociais, é necessário se atentar a algumas situações:
- Primeiro, precisamos estudar a empresa, seu planejamento estratégico (onde ela está e onde quer chegar) e seu público-alvo.
- Depois, estudamos como a marca conversa com o público através das mídias digitais (se já estiverem sendo utilizadas) e respondemos algumas perguntas como: Quem é o público-alvo? Qual melhor horário de publicação? Qual conteúdo trás mais identificação com o público? Qual linguagem usada? e outras.
- A partir dos estudos e análises é criado o planejamento estratégico digital, onde é definido qual objetivo deverá ser alcançado, quais ações serão feitas e em quanto tempo esse planejamento deverá ser executado para atingir tais resultados.
3. Por que a falta de planejamento atrapalha meu engajamento?
Para poder engajar suas mídias digitais, é necessário ter constância e planejamento estratégico. Não adianta nada sua empresa estar focada em um determinado produto e nas mídias não ter nenhum conteúdo sobre ele.
Por exemplo, uma empresa de produtos de beleza lançará um novo produto de cabelo e deseja ter sucesso nas vendas nos próximos 3 meses. Para isso, é criado um planejamento estratégico de marketing digital com ações persuasivas que falarão diretamente com o público-alvo durante esses 3 meses, para que o produto seja um sucesso de vendas.
Não é que todo cronograma será voltado apenas sobre esse novo produto a ser lançado, mas, 75% do cronograma será sobre ele, pois, o objetivo da empresa é tornar esse produto um case de sucesso.
Se a empresa não tiver um planejamento ou não seguir as ações estratégicas necessárias, isso influenciará totalmente no engajamento digital e não fará com que mais pessoas conheçam e comprem o produto, tornando ele um fracasso de vendas.
Portanto, lembre-se: ter um planejamento estratégico é de suma importância para o crescimento da sua empresa, tanto no mundo real quanto no virtual!